UFRB divulga processo seletivo especial para indígenas e remanescentes dos quilombos


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o Edital Nº 05/2016 referente ao processo seletivo especial para preenchimento de vagas, nos cursos de graduação da instituição, para estudantes indígenas aldeados ou moradores de comunidades remanescentes dos quilombos. São ofertadas 30 vagas em 18 cursos, para ingresso no semestre 2015.2.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 29 de fevereiro a 13 de março, exclusivamente na página de Processos Seletivos da UFRB. Podem concorrer apenas candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente em escola da rede pública de ensino, que tenham realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2014, e que comprovem ser indígenas aldeados ou moradores de comunidades remanescentes dos quilombos.

Ao realizar a inscrição, cada candidato poderá optar por duas opções de curso, sendo classificado pelos critérios de primeira opção e nota. O processo seletivo será constituído de etapa única em que serão utilizadas as médias aritméticas das notas obtidas nas provas do Enem. Será eliminado o candidato que tenha obtido nota zero na prova de Redação. O resultado será divulgado no dia 17 de março.

Os candidatos aprovados serão convocados para matrícula no dia 22 de março, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC). Para efeito de comprovação, os candidatos indígenas aldeados deverão apresentar no ato da matrícula autodeclaração, declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas, e declaração da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Já os moradores das comunidades remanescentes de quilombos deverão apresentar a autodeclaração, declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas, declaração da Fundação Cultural Palmares, de que o candidato reside em comunidade remanescente de quilombos ou comprovante de residência de comunidade quilombo e documento comprobatório da condição de liderança, com reconhecimento de firma em cartório.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel

Fonte: www.ufrb.edu.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EU QUERO UMA ESCOLA DO CAMPO

Resenha do livro: História das idéias pedagógicas no Brasil.

ESCOLA E DEMOCRACIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DEMERVAL SAVIANI