Comissão Pedagógica Nacional do Pronera aprova novos cursos
Publicado dia 24/02/2016
Comissão aprovou novos cursos do Pronera
Crédito: César Oliveira
A presidente do Incra, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, participou na manhã desta terça-feira (23), em Brasília, da primeira reunião da Comissão Pedagógica Nacional (CPN) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) em 2016. Na ocasião, ela enfatizou a importância do programa para a reforma agrária nos seus 18 anos de existência: “é importante o fortalecimento da educação para a consolidação do trabalhador rural no campo, como o Pronera vem demonstrado nessa trajetória de conquista, que teve sua origem na alfabetização e hoje garante a presença do agricultor assentado na universidade”.
Os membros da comissão pedagógica reuniuram-se, dias 22 e 23 de fevereiro, para analisar projetos de oito novos cursos, resultados de parcerias com instituições de ensino superior: Economia com a Universidade Federal da Fronteira Sul no Pará; Direito para Quilombolas com a Universidade Federal do Piauí; técnico em Saúde Bucal com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe; Agronomia com a Universidade Federal de Goias; técnico em Agente de Saúde com Universidade Estadual de Santa Cruz na Bahia; técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; especialização em Edução de Jovens e Adultos (EJA) e Licenciatura em Educação do Campo com Universidade Federal do Pará.
A comissão
A CPN tem como responsabilidade coordenar as atividades didático-pedagógicas do Pronera, definir e propor indicadores de desempenho e instrumentos de avaliação dos cursos, além de apoiar e orientar os colegiados executivos estaduais. A comissão tem ainda como atribuições a emissão de parecer técnico-pedagógico dos projetos, avaliar e acompanhar em conjunto com as superintendências regionais do Incra as ações do programa nos estados. Outra tarefa importante é articulação de parcerias para ampliar e implementar cursos do programa. É composta por 40 representantes de movimentos sociais e sindicais do campo, de universidades públicas e do Incra. Tem por objetivo manter a participação de todas as instituições parceiras nas discussões e decisões do Pronera.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br
Comentários
Postar um comentário