II Encontro de Pedagogia: Pedagogia, Currículo e Sociedade: sentidos e práticas
O evento trata-se de uma iniciativa do Colegiado de Pedagogia que conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), do Departamento de Educação/Campus X e do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX).
O II Encontro de Pedagogia com a temática: "Pedagogia, currículo e sociedade: sentidos e práticas" se constitui num movimento teoria/práxis que se constrói com o Colegiado de Curso, mas sem se abster das contribuições dos outros colegiados do DEDC/UNEB. Tem a perspectiva de que junto a profissionais educadores, pesquisadores de outras instituições universitárias brasileiras, além da UNEB/CAMPUS X pensar e construir com sua comunidade acadêmica e as comunidades ao entorno, novas possibilidades de formações a partir da indagação: que Pedagogia, que currículo e que sociedade estamos sobre-existindo na busca de sentidos e práticas de emancipação e formação humanas neste tempo de muitas tensões e exigências sociais por transformações da/com as vidas?!
Essa temática nasce das discussões em colegiado de curso, de diálogos e inquietações das salas de aulas da licenciatura, de indagações entre colegas de diferentes colegiados que ora, tem contribuído bastante. E, porque não dizer das interações estabelecidas com as escolas de Educação básica, mas também do diálogo com outros espaços não escolares pelo trabalho docente/discente/monitorias no contexto da pesquisa, do ensino e da extensão.
O Encontro de Pedagogia será desenvolvido por meio de atividades acadêmicas, cientificas e culturais, que reflitam sobre as atuais mudanças da educação e do sistema público de ensino brasileiro. O pedagogo que irá atuar nesse contexto não pode estar à margem de posicionamentos e tendências sociopolíticas que circundam as relações entre educação, currículo e sociedade.
OBJETIVOS GERAIS DO EVENTO
- Divulgar o conhecimento historicamente sistematizado e debater sobre: Pedagogia, Currículo e Sociedade: Sentidos e Práticas que se entrecruzam com paradigmas de pensamento, de sociedade e de Educação na vida em curso.
- Discutir práticas e processos educativo-formativos do/a pedagogo/a que se dão na/com a Universidade pelas dimensões de ensino, pesquisa e extensão e mais recentemente pela política nacional de iniciação à docência-pibid que põe o/a estudante em contato direto com um dos espaços de sua atuação a Educação Básica. Some-se ainda nesse processo de formação as monitorias e estágios junto aos movimentos sociais, instituições comunitárias, e/ou outros espaços de educação superior como lugares de educações e produção de conhecimentos e tecnologias na esfera da sociedade local, regional e nacional.
É, contudo, extremamente significativo debater questões curriculares, formação e projetos de educação numa perspectiva co- laborativa entre as instituições educacionais sem descuidar nesse processo a formação com pesquisa-ensino; pesquisa-extensão como linhas teórico-metodológicas fundamentais.
Eixo 1 – Formação de Educadores
Integra aspectos históricos, políticos e socioculturais da formação docente. A profissionalização enquanto competência e reconhecimento social e elementos constitutivos dos diferentes saberes disciplinares em contexto escolar e não escolar. Abarca reflexões sobre prática educativa e os diferentes espaços de formação na construção de alternativas pedagógicas.
Debates em torno da política, gestão, práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares da educação básica; Discute as políticas educacionais, financiamento da educação e programas voltados para melhorias da educação dentro e fora da escola, além de trabalhos inter-relacionados com espaços não escolares.
Eixo 3- Currículo: reflexões e proposições na Universidade, na Educação Básica e em outras esferas educativas
Abrange as produções que discutem teorias, concepções e práticas curriculares que se dão dentro da Instituição Escola, quer na dimensão da Universidade, quer de natureza da educação básica. Mais ainda currículos em espaços não escolares, também como redes de conhecimentos para além da escola e, outras alternativas de práticas curriculares que negadas e/ou silenciadas são postas à margem da teorização curricular já consagrada.
Eixo 4 – A organização do trabalho pedagógico
Contempla as produções que discutem a organização do trabalho na sociedade capitalista seus nexos e relações com a organização do trabalho pedagógico e seus fundamentos. O trabalho pedagógico abrange dimensões do currículo, da prática pedagógica, do par dialético objetivo/avaliação; do par dialético conteúdo/método; do trato com o conhecimento; da perspectiva interdisciplinar do conhecimento; da mediação das tecnologias da informação e comunicação com o conhecimento e com os processos de ensino e aprendizagem.
Inscrições no evento
As inscrições deverão ser realizadas online e pagas por meio de depósito bancário
De 15/04/2016 a 30/04/2016 – Com apresentação de trabalho
De 15/04/2016 a 17/05/2016 – Sem apresentação de trabalho
TAXAS DE INSCRIÇÃO
CONDIÇÃO
|
VALORES
|
Professor Universitário
|
R$ 25,00
|
Professor Educação Básica
|
R$ 20,00
|
Estudante
|
R$ 15,00
|
1) Pague a taxa de inscrição
(Banco Caixa Econômica)
Ag.: 3822
Conta Corrente: 22334-0
Favorecida: ALINE P. QUARESMA.
2) Digitalize (Escaneie) o comprovante de pagamento.
PARTICIPE! FAÇA PARTE DESSE MOVIMENTO!
Comentários
Postar um comentário