CAMINHOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE DO BRASIL: AVALIAÇÃO, FINANCIAMENTO, REDES E PRODUÇÃO CIENTÍFICA Reunião científica regional da ANPED.

logologo

CAMINHOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE DO BRASIL: AVALIAÇÃO, FINANCIAMENTO, REDES E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Reunião científica regional da ANPED, 20 a 23 de setembro de 2016 em Teresina-Pi
O XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (XXIII EPEN), organizado, em 2016, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí – PPGEd|UFPI, constitui-se em um dos eventos de grande tradição científica na área de Educação promovidos, a cada dois anos, pelos Programas de Pós-Graduação em Educação do Nordeste do Brasil.

Por sua abrangência e preocupação com a socialização dos avanços científicos da pesquisa educacional, o EPEN apresenta-se como fórum privilegiado de discussão e síntese dos conhecimentos produzidos na Área e, portanto, como espaço inter e intrasubjetivo de aprendizado e de abertura para os pesquisadores - discentes e docentes - dos programas de pós-graduação em educação -, bem como para os demais educadores.

A relevante contribuição desse encontro científico que é realizado a cada dois anos, ao longo de sua história, encontra-se nos ANAIS dos Encontros do EPENN (Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste), que reúnem os trabalhos apresentados pela comunidade científica, com foco em temáticas e perspectivas problematizadoras na área de educação, o que vem propiciando enriquecimento e renovação sistemática desse espaço de socialização e debate das pesquisas educacionais, produzidas no interior dos Programas de Pós-graduação em Educação tanto da região Nordeste quanto da região Norte.

O EPENN, desde os anos de 1970, tem congregado um número cada vez maior de pesquisadores com os objetivos de socializar os avanços da produção científica educacional teórica e prática; propiciar o enriquecimento do processo de formação pós-graduada; promover oportunidades de intercâmbio e fortalecimento das redes de pesquisa científicas nacionais e, por essas vias, fortalecer os Programas de Pós-Graduação em Educação, notadamente, aqueles que se situam no Norte e Nordeste. Até 2014 o Encontro de pesquisa denominava-se EPENN por congregar as regiões Norte e Nordeste do Brasil. A partir do Encontro de 2014 em Natal - RN foi aprovado o desmembramento do evento para que as duas regiões pudessem realizar os seus encontros individualmente, passando na região nordeste a ser denominado de Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN).

Os primeiros Encontros de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN) aconteceram nos anos 1970. Entre 1995 e 1999, esse fórum não definia temas específicos para cada encontro, o que veio a ocorrer a partir de 2001, no XV EPENN, realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. Nos últimos dez anos, o EPENN tem priorizado em algumas de suas temáticas aspectos mais específicos dos Programas de Pós-Graduação das regiões Norte e Nordeste, conforme demonstra o quadro abaixo.

ENCONTROS DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE

Edições
Ano
Temáticas
Local/IES
XII1995Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e NordesteTeresina-PI/UFPI
XIII1997Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e NordesteNatal-RN/UFRN
XIV1999Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e NordesteSalvador-BA/UFBA
XV2001Educação, Desenvolvimento Humano e CidadaniaSão Luís-MA/UFMA
XVI2003Educação, Pesquisa e Diversidade RegionalAracaju-SE/UFS
XVII2005Educação, Ciência e Desenvolvimento SocialBelém-PA/UFPA
XVIII2007Inovações, Desafios e ResultadosMaceió-AL/UFAL
XIX2009Educação, direitos humanos e inclusão socialJoão Pessoa-PB/UFPB
XX2011Educação, Culturas e DiversidadesManaus-AM/ UFAM
XXI2013Internacionalização da Educação e Desenvolvimento Regional: implicações para a pós-graduaçãoRecife-PE/UFPE
XXII2014Pós-graduação em Educação no Norte e Nordeste: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionaisNatal-RN/UFRN
As diferentes edições do EPENN, realizadas bianualmente, têm reunido, nos últimos anos, aproximadamente, 1.500 pesquisadores, sobretudo das regiões Norte e Nordeste, o que faz do EPENN o evento nacional mais significativo dessas regiões no que diz respeito à pesquisa educacional. Nesse sentido, o EPENN cumpre sua missão de congregar a comunidade científica que habita nessas duas grandes regiões do país para debater questões emergentes e de interesse para o Norte e o Nordeste.

O evento que atualmente é denominado de EPEN encontra-se vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e ao Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação do Nordeste (FORPRED-NE) e se realiza numa estreita colaboração entre Programas de Pós-Graduação stricto sensu das seguintes instituições de ensino superior da região Nordeste, abaixo discriminadas:

  • IFRN - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

  • UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana

  • UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

  • UESB – Universidade Estadual do Sul da Bahia

  • UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz

  • UFAL – Universidade Federal de Alagoas

  • UFBA – Universidade Federal da Bahia

  • UFC – Universidade Federal do Ceará

  • UFMA – Universidade Federal do Maranhão

  • UFPB – Universidade Federal da Paraíba

  • UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

  • UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

  • UFPI – Universidade Federal do Piauí

  • UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • UFS – Universidade Federal de Sergipe

  • UNEB – Universidade do Estado da Bahia

  • UECE - Universidade Estadual do Ceará

  • UNIT - Universidade Tiradentesa

  • UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

  • UPE - Universidade de Pernambuco

  • FUNDAJ – Fundação Joaquim Nabuco
Essa parceria é primordial para o intercâmbio de ideias e decisões concernentes à realização do EPEN. Nesse sentido, suas diferentes Comissões estão constituídas por pesquisadores de todas as instituições parceiras, o que tem garantido um trabalho coletivo e criterioso na escolha dos pesquisadores convidados, das temáticas das mesas-redondas, dos trabalhos encomendados e das sessões especiais, assim como por parte do corpo de pareceristas ad hoc na avaliação e seleção dos trabalhos enviados, com vistas a assegurar a excelência científica do EPEN.
FONTE: http://www.epen2016.pi.ufpi.br/encontro/historico


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EU QUERO UMA ESCOLA DO CAMPO

Resenha do livro: História das idéias pedagógicas no Brasil.

ESCOLA E DEMOCRACIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DEMERVAL SAVIANI