Conflitos no Campo Brasil 2016’ da CPT será lançado nesta quarta-feira, em Alagoas

Dia, 26 de abril, às 14 horas, a CPT Alagoas foi lançada a publicação anual ‘Conflitos no Campo Brasil 2016’, no Auditório do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iteral), em Alagoas.
(Fonte: CPT AL).
1.295 conflitos por terra. 12.829 famílias despejadas pela polícia. 2.639 famílias expulsas da terra por jagunços. 172 conflitos pela água. 61 assassinatos. Esses e muitos outros números estão reunidos na publicação Conflitos no Campo Brasil 2016. Em Alagoas, o lançamento oficial ocorre nesta quarta-feira, 26 de abril, às 14 horas, no Auditório do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iteral), na Avenida da Paz, nº 1200.
Os dados compilados anualmente pela Comissão Pastoral da Terra revelam o ano de 2016 como o mais violento para os povos do campo dos últimos 10 anos. Esses conflitos fizeram aumentar o número de assassinatos e agredidos. De 2015 para 2016, subiu em 206% o número de agredidos e em 22% o número de mortes. Além disso, 2016 alcançou a maior marca dos últimos 25 anos, à exceção apenas de 2003.
A CPT, além de dar publicidade aos números de conflitos, apresenta um conjunto de artigos capazes de analisar as suas causas. As 230 páginas da publicação possuem tabelas com dados e textos sobre terra, água, trabalho, violência contra a pessoa e manifestações.
Lançamento em AlagoasEm Alagoas, o lançamento ocorre em um evento promovido em parceria entre a CPT e o Comitê de Mediação de Conflitos e Questões Agrárias, no auditório da ITERAL.
O evento contará com a presença do Padre Manoel Henrique, representando a Arquidiocese de Maceió, do historiador e coordenador da Pastoral da Terra em Alagoas, Carlos Lima, e do professor do IFAL, Claudemir Martins, que é autor de um artigo da publicação chamado ‘Crítica à transformação capitalista da água em mercadoria: águas para vida, não para a morte’.
ServiçoLançamento da publicação Conflitos no Campo Brasil 2016
Dia: 26 de abril de 2017
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Iteral – Avenida da Paz, 1200 - Jaraguá
Gostou dessa informação?
Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EU QUERO UMA ESCOLA DO CAMPO

Resenha do livro: História das idéias pedagógicas no Brasil.

ESCOLA E DEMOCRACIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DEMERVAL SAVIANI