Professor Dr. Fábio Josué representante do Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá destaca a Educação do Campo no encontro do Educavale
O Professor Dr. Fábio Josué Souza, da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Bahia) de Amargosa, esteve presente no encontro Educavale, que foi sediado na cidade de Laje, durante esta quarta – feira (30). O tema da discussão foi a “Educação no Campo”.
Foto: Gilson Sales - Criativa On Line
Para o Professor, a Educação do Campo é extremante importante, pois visa à valorização do trabalhador rural: “A Educação do campo nasce de forma mais organizada a partir da década de 90 protagonizado pelos movimentos sociais que reivindicam os interesses da classe trabalhadora do campo.”
Outro ponto de discussão foi o fechamento de escolas na Zona Rural, que segundo o educador, dados estatísticos apontam mais de quatro mil escolas do campo deixando de funcionar no Brasil em 2014 e o estado da Bahia acaba liderando este ranking nacional. Do ponto de vista legal, nenhum município não pode fechar mais escolas.
Fábio Josué ainda destacou o Fórum de Educação no Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, que acontece no mês de Novembro, dias 11 na cidade de Mutuípe e dia 13 em Cachoeira e terá a participação ainda da Professora Drª Celi Taffarel da UFBA.
O convite foi feito a todos os seguimentos da sociedade, principalmente a movimentos sociais e sindicais, universidades, ministério público, territórios, secretarias de educação, agricultura e desenvolvimento rural, estudantes, pastorais, professores, gestores e militantes.
Fonte: www.criativaonline.com.br
Comentários
Postar um comentário