Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jequiriçá tematiza a Educação do Campo no VI Encontro do EDUCAVALE.

Realizou- se nesta quarta feira, dia 30 de setembro de 2015, o VI Encontro do EDUCAVALE. Este encontro teve como tema: “Educação do Campo, uma análise no Brasil, Bahia e no Território do Vale do Jiquiriçá”. Buscando atender o seu objetivo de analisar como tem se desenvolvido a Educação do Campo  no país, estado e municípios O  EDUCAVALE  representado na pessoa do Srº Willian Panffili convidou o Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá,  para se fazer presente  com suas contribuições discorrendo sobre Educação do Campo, representado pelo Professor Marcos Paiva, Mestrando em Educação do Campo pela UFRB,  que apresentou  com muita propriedade um pouco da história  Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá,  e  juntamente com o Professor Dr. Fábio Josué da UFRB, debateram o tema: Educação do Campo, uma análise no Brasil, Bahia e no Território do Vale do Jiquiriçá. Um momento significativo para ampliação das discursões, tendo em vista que reuniu representantes de 12 municípios do Vale, assim como, gestores, professores, coordenadores pedagógicos, estudantes da Licenciatura em Educação do Campo, Conselheiros Municipais de Educação, APLB Sindicato, Vereadores e Militantes da Educação do Campo.
O Professor Marcos Paiva fez a apresentação do Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, pontuando a importância deste como um espaço de debates, proposições e articulações de políticas de Educação do Campo,  principalmente nos territórios do recôncavo e do vale, pois partimos do pressuposto de isonomia para os povos do Campo. Ao mesmo tempo, esclareceu a diferença entre educação rural e educação do campo, deixando claro que é insigne  que as propostas políticas da educação no país sempre estiveram incumbidas no desenvolvimento da proposta da educação rural. Desta forma, a proposta da educação do campo emerge como uma forma de contrapor a estes paradigmas que sempre menosprezou e desvalorizou os sujeitos do campo.  
O Professor Fábio Josué, fez uma análise da conjuntura da Educação do Campo no Brasil, Bahia e Vale do Jequiriçá, trazendo dados que nos impulsiona a questionar as diferenças atribuídas pelos dados institucionalizados (IBGE) que designam os quantitativos de moradores do campo e das cidades. Neste ficaram evidentes que o Vale apresenta um quantitativo considerável de moradores do campo. O professor apresentou os avanços que o Movimento Por Uma Educação do Campo tem conquistado ao longo destes 18 anos, tanto nos marcos legais como na produção acadêmica. No entanto, o mesmo ressaltou os anseios, dentre estes,  evidenciou a pouca formação dos professores atuantes na Educação do Campo, a precariedade das unidades escolares, os conflitos pela terra e com ela a desterritorialização dos povos do campo em vista de atender as demandas do agronegócio. Contudo, o foco principal do dialogo pautou-se sobre o fechamento das escolas do campo, números alarmantes que demonstram o descaso dos órgãos públicos com as demandas educacionais camponesas. Segundo o professor, os gerenciadores educacionais utilizam a lógica do custo benefício no oferecimento da educação para as populações do campo. Nesta perspectiva os municípios tem se utilizado do fechamento de escolas do campo, os dados recentes apontam para o fechamento de 872 escolas do campo na Bahia só no ano de 2014. Além da lógica custo benefício, os municípios também tem justificado esse fechamento crucificado o ensino multisseriado, no entanto, pesquisas relatam que a multisseriação não é a culpada pela má qualidade da educação do campo e sim a formação e condições de trabalhos dos professores que atuam nas escolas multisseriadas. Segundo o Professor, é preciso que a educação seja pautada na lógica do direito. O mesmo também ressaltou as contribuições da UFRB no fortalecimento da proposta da Educação do Campo nos Territórios do Recôncavo e do Vale, pois a universidade tem buscado dar formações em nível de licenciatura, especialização, mestrado e formações continuadas além da produção de conhecimento.
Portanto, o Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, apresentou-se como uma articulação importantíssima para tencionarmos os debates da Educação do Campo no Vale do Jiquiriçá, principalmente após a fala de alguns ouvintes que afirmaram a carência e necessidade de ampliação das discursões desta proposta popular de educação. Nesta perspectiva, o Fórum configura-se como um espaço de articulação propositivas de políticas públicas que venham atender a demanda da Educação do Campo nos Territórios do Vale e do Recôncavo.   





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