Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jequiriçá tematiza a Educação do Campo no VI Encontro do EDUCAVALE.
Realizou-
se nesta quarta feira, dia 30 de setembro de 2015, o VI Encontro do EDUCAVALE.
Este encontro teve como tema: “Educação do Campo, uma análise no Brasil, Bahia
e no Território do Vale do Jiquiriçá”. Buscando atender o seu objetivo de
analisar como tem se desenvolvido a Educação do Campo no país, estado e municípios O EDUCAVALE representado na pessoa do Srº Willian Panffili
convidou o Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, para se fazer presente com suas contribuições discorrendo sobre
Educação do Campo, representado pelo Professor Marcos Paiva, Mestrando em
Educação do Campo pela UFRB, que
apresentou com muita propriedade um
pouco da história Fórum de Educação do
Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, e
juntamente com o Professor Dr. Fábio Josué da UFRB, debateram o tema:
Educação do Campo, uma análise no Brasil, Bahia e no Território do Vale do
Jiquiriçá. Um momento significativo para ampliação das discursões, tendo em
vista que reuniu representantes de 12 municípios do Vale, assim como, gestores,
professores, coordenadores pedagógicos, estudantes da Licenciatura em Educação
do Campo, Conselheiros Municipais de Educação, APLB Sindicato, Vereadores e
Militantes da Educação do Campo.
O Professor
Marcos Paiva fez a apresentação do Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e
Vale do Jiquiriçá, pontuando a importância deste como um espaço de debates,
proposições e articulações de políticas de Educação do Campo, principalmente nos territórios do recôncavo e
do vale, pois partimos do pressuposto de isonomia para
os povos do Campo. Ao mesmo tempo, esclareceu a diferença entre educação
rural e educação do campo, deixando claro que é
insigne que as propostas políticas
da educação no país sempre estiveram incumbidas no desenvolvimento da proposta
da educação rural. Desta forma, a proposta da educação do campo emerge como uma
forma de contrapor a estes paradigmas que sempre menosprezou e desvalorizou os
sujeitos do campo.
Já O Professor Fábio Josué, fez uma análise da
conjuntura da Educação do Campo no Brasil, Bahia e Vale do Jequiriçá, trazendo dados que nos impulsiona a questionar as
diferenças atribuídas pelos dados institucionalizados (IBGE) que designam os
quantitativos de moradores do campo e das cidades. Neste ficaram evidentes que
o Vale apresenta um quantitativo considerável de moradores do campo. O
professor apresentou os avanços que o Movimento Por Uma Educação do Campo tem
conquistado ao longo destes 18 anos, tanto nos marcos legais como na produção
acadêmica. No entanto, o mesmo ressaltou os anseios, dentre estes, evidenciou a
pouca formação dos professores atuantes na Educação do Campo, a precariedade
das unidades escolares, os conflitos pela terra e com ela a
desterritorialização dos povos do campo em vista de atender as demandas do
agronegócio. Contudo, o foco principal do dialogo pautou-se sobre o fechamento
das escolas do campo, números alarmantes que demonstram o descaso dos órgãos
públicos com as demandas educacionais camponesas. Segundo o professor, os
gerenciadores educacionais utilizam a lógica do custo benefício no oferecimento
da educação para as populações do campo. Nesta perspectiva os municípios tem se
utilizado do fechamento de escolas do campo, os dados recentes apontam para o
fechamento de 872 escolas do campo na Bahia só no ano de 2014. Além da lógica
custo benefício, os municípios também tem justificado esse fechamento
crucificado o ensino multisseriado, no entanto, pesquisas relatam que a multisseriação
não é a culpada pela má qualidade da educação do campo e sim a formação e
condições de trabalhos dos professores que atuam nas escolas multisseriadas.
Segundo o Professor, é preciso que a educação seja pautada na lógica do direito.
O mesmo também ressaltou as contribuições da UFRB no fortalecimento da proposta
da Educação do Campo nos Territórios do Recôncavo e do Vale, pois a universidade
tem buscado dar formações em nível de licenciatura, especialização, mestrado e
formações continuadas além da produção de conhecimento.
Portanto, o Fórum de Educação do Campo do Recôncavo
e Vale do Jiquiriçá, apresentou-se como uma articulação importantíssima para tencionarmos
os debates da Educação do Campo no Vale do Jiquiriçá, principalmente após a
fala de alguns ouvintes que afirmaram a carência e necessidade de ampliação das
discursões desta proposta popular de educação. Nesta perspectiva, o Fórum
configura-se como um espaço de articulação propositivas de políticas públicas que
venham atender a demanda da Educação do Campo nos Territórios do Vale e do
Recôncavo.
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