Escola da Terra leva formação a professores de multisseriadas MEC/UFBA/SEC-BA



A Universidade Federal da Bahia -UFBA, em Parceira co Ministério da Educação - MEC e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, realizaram a III etapa do Programa Escola da Terra para formação a professores de multisseriadas. Nesta etapa foram formados  cerca de 400 professores das classes Multisseriada, que se tornarão Especialista em Pedagogia Histórico Critica para a Educação Básica das Escolas do Campo, após cumprirem os critérios indicados pela universidade e entregarem o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. A formação ocorreu em Três cidades Pólos no interior da Bahia, sendo: Gandu, no Território do Baixo Sul, Amargosa, no Território do Vale do Jiquiriçá e Cachoeira, no território do Recôncavo.  
Neste sentido, o Programa escola da terra, ME/UFBA/SEC-BA, busca, através de uma formação coesa de professores, possibilitar o acesso a novas possibilidades de construção no interior da escola. O curso busca aprofundar o conhecimento a cerca da Psicologia Histórico Cultural e a Pedagogia Histórico Critica, no processo de ensino aprendizagem, e principalmente no processo de alfabetizar as futures gerações. 
Esta pedagogia defende no interior da escola, um trabalho pedagógico consistente que eleve a capacidade teórica e de lutas dos estudantes e garanta a formação das futuras gerações para intervir na superação do modelo capitalista, que expropria e explora as camadas mais baixa da sociedade. 
 Como afirma Saviani 2011, 

[...] o papel da escola e não é mostrar a face visível da lua, isto é, reiterar o cotidiano, mas mostrar a face oculta, ou seja, revelar os aspectos essenciais das relações sociais que se ocultam sob fenômenos que se mostram à nossa percepção imediata (SAVIANI, 2011, p. 201)

A defesa da PHC e que as crianças acessem o conhecimento clássico, erudito, sistematizado, científico. Para a PHC a escola e o professor tenham a função social de ensinar estes conhecimentos, assumindo o que nuclear e principal como tarefa primeira.

Por: Pedro Cerqueira Melo. 
Mestrando em Educação do Campo - UFRB
Especialista em Pedagogia Histórico Critica - UFBA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EU QUERO UMA ESCOLA DO CAMPO

Resenha do livro: História das idéias pedagógicas no Brasil.

ESCOLA E DEMOCRACIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DEMERVAL SAVIANI