EXPOSIÇÃO – ÍNDIOS: OS PRIMEIROS BRASILEIROS
A mostra, que integra as atividades dos 70 Anos, propõe ao visitante um passeio pela história do Brasil assinalando as diferentes formas pelas quais os indígenas foram vistos e incorporados ao processo de construção nacional. Com foco na região Nordeste, ela está integrada por quatro espaços distintos: o ‘Primeiro encontro’, o ‘Mundo colonial’ (com a história que se pode ler nos livros didáticos), o ‘Mundo indígena’ (com outra narrativa, do ponto de vista indígena) e o ‘Brasil contemporâneo’ (com suas lutas e desafios).
Fotografias e produção de rica cultura material integram o conjunto de 262 objetos de muitas etnias indígenas que habitaram o nordeste e o sudeste brasileiro, a partir do século XVI. A curadoria é de João Pacheco de Oliveira, professor titular e curador do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), em parceria com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME).
A exposição que é itinerante, é fruto de anos de trabalho, articulando (equipe de) pesquisadores do Museu Nacional/UFRJ com representantes da APOINME e da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), equipe da qual resulta pesquisa iconográfica sobre os modos como as populações indígenas vêm sendo representadas desde o século XVI. O conjunto estará disponível à visitação pública de 04 de julho a 29 de dezembro, sempre de segunda a sexta, das 9h às 17h.
“Índios: Os Primeiros Brasileiros” tem o objetivo de estimular um processo de reavaliação efetiva do ‘nós’ e do ‘eles’, oferecendo ao público imagens e informações de natureza histórica e cultural, apresentando as culturas indígenas como algo vivo e dinâmico, plural, sobretudo propiciando uma identificação positiva com tais coletividades. A proposta do conjunto é para re-examinar conceitos e opiniões, distanciando-se dos estigmas e preconceitos com os quais operam, tanto o senso comum, quanto as representações eruditas e populares.
A entrada para conhecer a exposição custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Estudantes da rede pública de ensino, membros de comunidades indígenas e quilombolas, idosos acima de 60 anos e integrantes da UFBA não pagam entrada. Os visitantes que desejam o acompanhamento de um monitor e grupos com mais de 8 pessoas devem agendar sua visita pelo telefone 71 3283-5546/5533.
Comentários
Postar um comentário