O Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e do Vale do Jiquiriçá, esta promovendo a CAMPANHA FECHAR ESCOLA ESCOLA É CRIME! O objetivo é chamar atenção para as autoridades políticas, dos grandes impactos negativos para a população do campo.
"O fechamento das escolas no campo não pode ser entendido somente pelo viés da educação. O que está em jogo é a opção do governo por um modelo de desenvolvimento para o campo, que é o agronegócio”
Participe, lute, defenda a escola do campo!
A presidenta Dilma Rousseff sancionou lei que torna mais difícil o fechamento de escolas rurais, indígenas e quilombolas. A Lei 12.960, de 27 de março, muda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) aumentando o número de exigências a serem cumpridas antes do fechamento desse tipo de escola. A sanção da lei está na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).
Com a mudança na LDB, será necessário que um órgão normativo do sistema de ensino, como os conselhos municipais de educação, se manifeste a favor do fechamento da escola, antes que seja determinado o encerramento das atividades do estabelecimento de ensino. Também será necessário ouvir a comunidade escolar e a apresentação de justificativa formal pela Secretaria de Educação do estado, antes do fechamento das escolas.
Na justificativa do projeto, o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante (hoje à frente da Casa Civil), afirmou que decisões tomadas sem consulta causam transtornos à população rural que deixa de ser atendida ou passa a demandar serviços de transporte escolar. Nos últimos cinco anos, foram fechadas mais de 13 mil escolas do campo.
Comentários
Postar um comentário