O Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e do Vale do Jiquiriçá, esta promovendo a CAMPANHA FECHAR ESCOLA ESCOLA É CRIME! O objetivo é chamar atenção para as autoridades políticas, dos grandes impactos negativos para a população do campo.

"O fechamento das escolas no campo não pode ser entendido somente pelo viés da educação. O que está em jogo é a opção do governo por um modelo de desenvolvimento para o campo, que é o agronegócio”

Participe, lute, defenda a escola do campo!











A presidenta Dilma Rousseff sancionou lei que torna mais difícil o fechamento de escolas rurais, indígenas e quilombolas. A Lei 12.960, de 27 de março, muda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) aumentando o número de exigências a serem cumpridas antes do fechamento desse tipo de escola. A sanção da lei está na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).
Com a mudança na LDB, será necessário que um órgão normativo do sistema de ensino, como os conselhos municipais de educação, se manifeste a favor do fechamento da escola, antes que seja determinado o encerramento das atividades do estabelecimento de ensino. Também será necessário ouvir a comunidade escolar e a apresentação de justificativa formal pela Secretaria de Educação do estado, antes do fechamento das escolas.
Na justificativa do projeto, o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante (hoje à frente da Casa Civil), afirmou que decisões tomadas sem consulta causam transtornos à população rural que deixa de ser atendida ou passa a demandar serviços de transporte escolar. Nos últimos cinco anos, foram fechadas mais de 13 mil escolas do campo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EU QUERO UMA ESCOLA DO CAMPO

Resenha do livro: História das idéias pedagógicas no Brasil.

ESCOLA E DEMOCRACIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DEMERVAL SAVIANI